domingo, 5 de outubro de 2014

Assim, como você

Ou
A perspectiva, assim como a vírgula, faz toda a diferença

Guilherme Freire Montijo

Todas as pessoas citadas são reais e permitiram a divulgação de seus nomes e suas histórias

Pedro é um grande amigo meu. A versatilidade e a impulsividade em pessoa, aquele rapaz. Começou a fazer Ciências Sociais, engatou no Direito e agora está apaixonado com a Psicologia. Fã inveterado do Freud e do Cazuza. Prefere Toddy ao tédio e fica entediado com uma facilidade, que vou te contar... É apaixonado pela vida e pelas pessoas. Ele se doa, e como se doa! Dá livro, faz vídeo, molda presente, me chama de gatão. É ateu convicto e usa as redes sociais para lutar contra os privilégios dados às Igrejas.

Pedro mora perto do Gustavo. Sempre admirei o Gustavo. Aquele lá monta e desmonta um computador como ninguém. Tá sempre com o celular do momento e cadastrado na nova rede social que daqui a alguns tempos todo mundo vai querer usar. Há tempos já baixou o aplicativo que vai substituir este que eu ainda estou usando. Antenado demais. Apaixonado demais. Romântico até o último fio da alma. Trabalhador, muito trabalhador. E cheio de fé. Tenta (nunca consegue) me convencer a crer. Todo domingo está lá na igreja, participa ativamente dos grupos de jovens e tenho minhas dúvidas de que não acredita fielmente em todos os vídeos de Illuminatti que ele me mostra.

Quem me apresentou o Gustavo foi a Lohana, a louca. Minha louca preferida. Todo mundo tem um amigo galã. Eu tenho amigas... Como seria o nome? Galãs também? Lohana é galã. Conquista as moças e mulheres mais lindas. Seduz a todas com sua espontaneidade e falta de vergonha na cara. Ela, que não tem vergonha de entrar num bar cheio de homens. Pelo contrário, escancara a porta e sai de lá cheia de novos amigos. Não perde uma festa e sempre está enamorada (e comprometida). Avoada como ela só. E a responsabilidade, Lohana, já arranjou?

E todos os dois conhecem o Matheus, o Divo. Meu amigo que me admira além do meu merecimento. Um KatyCat (para quem não sabe, fã da Katy Perry) que adora os holofotes. Apesar de viver falando mal da Lady Gaga, uma das músicas desta cantora foi a escolhida para o seu momento de glória: a entrada na formatura do Ensino Médio. Acompanhado de dois moços, entrou no carpete vermelho, com seu traje formal e, ao final do trajeto, fez o gesto que consagrou a cantora pop. Todos aplaudiram o nosso jovem prodígio.

Eu poderia ficar eternamente falando destes e outros amigos e amigas. Eles são muito diferentes entre si, mas têm em comum o fato de, assim como eu, amarem pessoas do mesmo sexo. Semana passada, o candidato à presidência, Levy Fidélix, afirmou que eu e meus amigos precisamos de ajuda psicológica e, infelizmente, ele não é o único a pensar assim. Para muitos, nós, homossexuais, somos um grupo detestável. Não percebem, porém, que não somos garrafas fabricadas no mesmo lugar, marcadas com o mesmo rótulo. Afirmam que somos pervertidos, mas será que essas pessoas conhecem o Gustavo? Para Gustavo, sexo não é nem de longe a coisa mais importante em um relacionamento. Abstinência não é problema pra ele. Afirmam que temos ‘uma podridão de sentimentos’, mas será que já viram a Lohana amando? Afirmam que não somos capazes de criar uma criança, mas será que conhecem a família da minha prima Edna e de sua linda e admirável esposa Maria? Afirmam tantas coisas sobre nós, mas será que conhecem Pedros, Gustavos, Lohanas, Ednas, Marias e divos Matheus? Acompanham as suas rotinas, seus dramas diários, os seus encantos e desencantos, os seus afetos e desafetos, suas qualidades e seus defeitos? Será que eles enxergam eles, nós, como seres humanos? Não dados. Não estatísticas. Não rótulos. Seres humanos, com defeitos, acertos, erros. Como o Pedro, que é um ótimo amigo, mas que demanda muita atenção. Como o Matheus, que está sempre pronto para escrever uma declaração que provoca lágrimas, mas é dramático como ele só. Porque, queridos homofóbicos, declarados ou não, é isso que nós somos. Seres humanos como vocês. E não descansaremos até que sejamos tratados e vistos como tal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário