segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Nota de repúdio



No último domingo dia 28/09/2014, em debate realizado pela TV Record o candidato a presidente pelo PRTB Levy Fidelix proferiu discurso LGBTfóbico (todo discurso que denigre gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e travestis) e incitou o ódio a essa comunidade. Gostaríamos de enfatizar o nosso repúdio a toda forma de ódio que se verbalizou do presidenciável e que se transforma em violência cotidiana sofrida por todos nós LGBT’s.
Mais do que nunca se faz necessário a discussão e criminalização da LGBTfobia, pois muitas pessoas sofrem cotidianamente violência física, verbal e moral, e a construção desse discurso auxilia aos criminosos que agem com a convicção de que não serão punidos.

Deverão ser responsabilizados aqueles que proferem esse discurso e incitam violência contra LGBT’s e os que de fato praticam a violência contra essa comunidade que historicamente vive a margem e está vulnerável a esse tipo de reação.

O Coletivo Duas Cabeças repudia de forma veemente a postura e a fala do candidato Levy Fidelix e exige sua imediata retratação. Do mesmo modo, ratificamos nossa posição de enfrentamento a toda e qualquer discriminação, seja racial, sexual, religiosa e social. Defendemos a liberdade de expressão de todo e qualquer cidadão, mas não podemos permitir que se faça uso desse direito constitucional para se incitar o ódio e a violência.

O Coletivo Duas Cabeças espera que o Estado na forma do Ministério Público mova uma ação criminal, baseada no artigo 286 do Código Penal Brasileiro, em face da explicita declaração pública em rede nacional em que o candidato incita o crime a LGBT’s.


Chamamos também a todos e todas, lésbicas, gays, trans*, bissexuais e heterossexuais para construir o “Beijaço LGBT em Juiz de Fora”, que ocorrerá às 16:00 da tarde de sexta- feira (03/10), no Parque Halfeld, como forma de protesto e para mostrar que nós nos orgulhamos por sermos LGBT’s e que o discurso de ódio dele não será ignorado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário